CANCER

Clínica de Acupuntura Dr. Wellington Santana

Sede: Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2847 – Lauzane Paulista – São Paulo Capital (Próximo do Shopping Santana Parque).  Zona Norte de São Paulo

 

CANCER

CÂNCER DE MAMA: Acupuntura ajuda a amenizar menopausa.

 

 Resultado de imagem para cancer e acupuntura

 

Cientistas sugerem que uma pequena picada pode levar a mudanças fisiológicas.

 

 

 

Um pequeno experimento randomizado descobriu que acupuntura e a simulação dessa terapia foram eficazes na redução dos sintomas da menopausa em mulheres que realizavam um tratamento com inibidores de aromatase contra um câncer de mama. Dores nas articulações e nos músculos, ondas de calor e suores noturnos são efeitos colaterais comuns desses medicamentos redutores de estrogênio.

 

 

 

Publicado online no periódico “Cancer”, o experimento designou de forma aleatória 47 pacientes com câncer de mama a realizarem oito sessões semanais de acupuntura ou simulações dessa terapia. As participantes que realizaram acupuntura foram tratadas com agulhas nos pontos que a terapia reconhece como eficientes no alívio dos sintomas da menopausa. Nas pacientes do grupo controle, as agulhas não foram inseridas, mas sim colocadas em pontos inexatos. As pacientes e os pesquisadores não sabiam quais pacientes tinham recebido o tratamento ou a simulação.

 

 

 

As pacientes registraram ou responderam a um questionário sobre a frequência e a gravidade das ondas de calor e de outros sintomas diariamente.

 

 

 

Os sintomas relatados pelas pacientes melhoraram de forma significativa após a terapia real e a simulada, principalmente as ondas de calor. Não houve diferenças significativas em termos estatísticos entre os dois grupos.

 

 

 

Talvez seja possível relacionar os resultados a um efeito placebo. Entretanto, os cientistas sugerem que uma pequena picada na pele pode provocar mudanças fisiológicas. De qualquer modo, o dr. Ting Bao, principal autor do estudo e oncologista da Universidade de Maryland, em Baltimore, afirmou que não faz mal tentar a acupuntura.

 

 

 

Tradição

 

 

 

A acupuntura nasceu há 5.000 anos na China. Entre seus benefícios à saúde estão redução da pressão arterial, equilíbrio dos níveis de glicemia no sangue, combate a crises de asma, controle dos sintomas da esquizofrenia, além de favorecer a memória e muitos outros.

 

 

Câncer

reações adversas ao tratamento de radioterapia e/ou quimioterapia

náuseas, vômitos e falta de apetite foram eliminadas em 93% dos casos
tontura e cansaço foram minimizadas consideravelmente

perda de leucócitos

acupuntura: aumento dos leucócitos em 87% dos casos
moxa: aumento dos leucócitos em 90% dos casos

dor causada por câncer

analgesia imediata: efeito em 70% dos casos (similar à medicação convencional)
analgesia prolongada: efeito em 92% dos casos (superior à medicação convencional)

 

 

 

Fonte: O tempo - Interessa

 

att

Dr. Wellington Santana

Acupunturista e Fitoterapeuta